10 de mar. de 2012

[Parte 8] Capítulo 5: Como remover/excluir registros em um banco de dados


Este post mostra como um usuário pode excluir um produto de uma tabela no banco de dados. Este exemplo consiste em duas páginas. Na primeira página, o usuário poderá selecionar o registro que deseja excluir. O registro escolhido será exibido na segunda página e o usuário poderá confirmar a exclusão.

1 - No site que estamos trabalhando, crie um novo arquivo CSHTML chamado ListaProdutosExcluir.cshtml.
2 - Substitua a marcação pela seguinte:

Esta página é similar à página do post anterior (Como editar/atualizar registros em um banco de dados) onde são exibidos os produtos que podem ser editados. Entretanto, ao invés de exibir um link para editar, será exibido um link para excluir os produtos.

A URL chama a página ExcluiProdutos.cshtml (que ainda será criada) e passa o ID do produto a ser excluído.

3 - Salve a página.

4 - Crie outro arquivo CSHTML chamado ExcluiProdutos.cshtml e substitua seu conteúdo pelo conteúdo abaixo:

Esta página permite aos usuários confirmar se desejam ou não excluir o produto. O usuário deverá clicar em um botão para confirmar.

Uma consideração importante sobre segurança: quando for necessário executar operações delicadas como atualização ou exclusão de dados, estas operações devem ser feitas utilizando uma operação POST, e não GET (Métodos GET e POST (e a propriedade IsPost)). Se operações de exclusão forem configuradas como GET, qualquer pessoa poderá fornecer a URL de exclusão e deletar o que quiser do seu banco de dados. Ao adicionar a confirmação para a operação, estamos forçando uma atividade do tipo POST.

A operação de exclusão será realizada com o código abaixo, que confirma se é uma operação POST e se o ID não está vazio.

Esse código executa uma declaração SQL DELETE e após excluir o registro, redireciona o usuário para a página onde os produtos são listados.

5 - Execute a página ListaProdutosExcluir.cshtml no browser.


6 - Clique no link "Excluir" de algum dos produtos. A página ExcluiProdutos.cshtml será exibida, pedindo a confirmação da ação.


7 - Clique no botão "Excluir". O produto será removido e a lista de produtos será exibida de forma atualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!