4 de mar. de 2012

[Parte 7] Capítulo 5: Como editar/atualizar registros em um banco de dados


Após inserir dados na tabela do banco de dados, devemos saber como atualizar os dados no banco de dados. O procedimento desse post mostra como criar duas páginas que são semelhantes à página para inserção de dados.

A primeira página irá exibir os produtos e permitir aos usuários selecionar um deles para alterar. A segunda página permitirá aos usuários executar as alterações e salvá-las.

1 - No site que estamos trabalhando, crie um novo arquivo CSHTML chamado EditaProdutos.cshtml.
2 - Substitua a marcação pelo seguinte:

A única diferença entre essa página e a página ListaProdutos.cshtml é que a tabela HTML possui uma coluna extra que exibe um link "Editar". Quando você clica nesse link, será direcionado para a página AlteraProdutos.cshtml (que ainda será criada) onde o registro será alterado.

Note que o atributo href é definido como AlteraProdutos/n, onde n é um número que identifica o produto. Quando um usuário clicar em um desses links, o código do produto a ser editado será passado através da URL.

3 - Execute a página no navegador. A página exibirá os dados como a figura abaixo:

Em seguida, será criada a página que permite aos os usuários efetivamente alterarem os registros. A página de alteração inclui uma validação para verificar se todos os valores foram digitados.

4 - Crie um novo arquivo chamado AlteraProdutos.cshtml.
5 - Substitua a marcação existente pela seguinte:

O corpo da página contém um formulário HTML onde o produto é exibido e onde o usuário pode editá-lo. Para obter o produto a partir do banco, utilizamos a declaração SQL:

Para obter o valor do ID para passar para a instrução SELECT, Devemos ler o valor que é passado para a página como parte da URL, utilizando a seguinte sintaxe:

Para atualizar o registro, utilizamos o método QuerySingle, que retorna apenas um registro:

Para obtermos os dados de cada coluna, devemos atribuí-los a cada variável da seguinte forma:

Essa parte do código exibe o registro do produto a ser atualizado. Uma vez que o registro for exibido, o usuário poderá editar as colunas separadamente.

Quando o usuário envia o formulário clicando no botão de atualização, o bloco if(IsPost) é executado. Os valores são obtidos através do objeto Request e armazenados em variáveis e então ocorre a validação que verifica se todas as colunas foram preenchidas.

Quando a atualização tiver sido concluída, o método Response.Redirect envia o usuário de volta à página EditaProdutos.cshtml.

6 - Salve a página.
7 - Execute a página EditaProdutos.cshtml e ao clicar em "Editar", a página AlteraProdutos.cshtml será chamada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!