11 de mar. de 2012

Como conectar a um banco de dados SQL


Para conectar a um banco de dados, podemos utilizar dois procedimentos. O primeiro é utilizando o método Database.Open e especificando o nome do arquivo da base de dados (sem a extensão .sdf):

var db = Database.Open("nomeDoBanco");

O método Open assume que o arquivo .sdf está na pasta App_Data do site. Estaq pasta tem um número de características projetadas especificamente para a exploração dos dados. Por exemplo, a pasta tem as permissões adequadas para permitir que o site leia e grave dados e, como medida de segurança, o Webmatrix não permite acesso aos arquivos desta pasta.

A segunda maneira é utilizando uma string de conexão. A string de conexão contém informações sobre como se conectar a um banco de dados. Pode incluir o caminho do arquivo, ou pode incluir o nome do banco de dados SQL Server em um servidor local ou remoto, junto com o nome de usuário e senha para se conectar a esse servidor.

No Webmatrix, strings de conexão são geralmente armazenadas em um arquivo XML denominado Web.config. Como o nome sugere, é possível utilizar o arquivo Web.config na raiz do site para armazenar as configurações do seu site, incluindo todas as strings de conexão do site.

Um exemplo de string de conexão é o seguinte:

<?xml version="1.0" encoding=="utf-8" ?>
<configuration>
<connectionString>
<add
  name = "SQLServerConnectionString"
  connectionString = "server=nomeDoServidor; database=nomeDoBanco; uid=nomeUsuario; pwd=senha"
  providerName = "System.Data.SqlClient" />
</connectionString>
</configuration>

No exemplo, os pontos da string de conexão estão rodando em um servidor em outro lugar. Deve-se substituir os espaços com os nomes apropriados do servidor, do banco de dados, do usuário e da senha.

O método Database.Open é flexível pois permite que seja passado o nome do banco de dados .sdf ou o nome de uma string de conexão que está no Web.config. O exemplo a seguir mostra como conectar o banco de dados utilizando a string de conexão ilustrada no exemplo anterior:

@{
var db = Database.Open("SQLServerConnectionString");
}

Como é possível observar, o método Database.Open permite que seja passado ou o nome do banco de dados ou uma string de conexão, o próprio método saberá qual usar. Isso é muito útil quando o site for publicado. Quando o site estiver sendo desenvolvido, pode ser utilizado um arquivo .sdf na pasta App_Data e quando o site for movido para um servidor de produção, pode ser utilizado uma string de conexão com o mesmo nome do arquivo .sdf mas que aponta para o banco de dados do servidor. Tudo sem ter que alterar o código.

Por fim, se for trabalhar diretamente com uma string de conexão, pode-se chamar o método Database.OpenConnectionString e passar a conexão real, em vez de apenas o nome no arquivo Web.config. Isso pode ser útil em situações que por algum motivo não for possível ter acesso à string de conexão. Entretanto, na maioria das situações, pode ser utilizado o método Database.Open.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!