9 de fev. de 2012

[Parte 4] Capítulo 4: Como validar entradas de usuário em um formulário


Algumas vezes os usuários são solicitados a preencher um campo e esquecem, ou então digitam letras em campos que deveriam aceitar somente números. Para certificar que um formulário foi preenchido corretamente, devemos validar as entradas de usuário.

Este procedimento mostra como validar os campos do formulário para se certificar que o usuário não tenha deixado nenhum em branco. Também será verificado se o campo de telefone contém apenas números. Se houver erros, uma mensagem será exibida informando que o formulário não está correto.

1 - No formulário criado nos posts anteriores (Criando um formulário básico em HTML e Como ler entradas de usuário a partir de um formulário), adicione o seguinte código:

No código acima, é inicializada uma variável chamada erros com o valor false. Essa variável só será true caso alguma das condições não forem satisfeitas.

Cada vez que o código lê o valor de um campo, ele executa um teste de validação. Para os campos txtNome e txtEmail, a validação será feita chamando a função IsEmpty. Se o teste falha, a variavel erros recebe true e a mensagem de erro apropriada é apresentada.

O proximo passo é certificar-se que o usuário digitou um valor numerico para o campo txtTelefone. Para isso, chamamos a função IsInt. A função retornará true caso a string possa ser convertida em inteiro. Devemos lembrar sempre que os objetos Request são sempre strings.

2 - Depois de executar todos os testes, o código verifica se a variável erros ainda possui o valor false. Se sim, o código mostra o bloco que exibe os valores digitados. Se não, as mensagens de erro serão exibidas.

3 - Digite os valores corretos e a página será executada normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!