6 de fev. de 2012

Codificação HTML - Aparência e segurança

O HTML faz uso especial de caracteres como <, > e &. Se esses caracteres especiais aparecem onde não são esperados, podem arruinar a aparência e a funcionalidade de  uma página web inteira.

Por exemplo: o navegador interpreta o caractere < como o início de um elemento HTML (a menos que o caractere seja seguido de um espaço).

Se o navegador não reconhece o elemento, ele simplesmente descarta a cadeia que começa com < até atingir algo que ele reconhece novamente. Obviamente, isto pode resultar em uma página renderizada de modo estranho.

A codificação HTML substitui esses caracteres reservados por um código que fará os navegadores interpretarem corretamente o simbolo.

Os caracteres são substituidos da seguinte forma:

< é substituído por &lt
> é substituido por &gt

O navegador processa esses códigos e exibe então o símbolo, sem causar danos à estrutura da página.

É uma ótima ideia utilizar a codificação HTML sempre que for exibir strings de entrada de usuário. Se isso não for feito, um usuário pode tentar fazer a página executar um script malicioso ou qualquer outra coisa que comprometa a segurança do site.

Essa dica é particularmente importante se desejamos pegar a entrada do usuário, armazená-la em algum lugar e então exibir posteriormente, por exemplo, como um comentário em um blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!