6 de fev. de 2012

[Parte 3] Capítulo 4: Como ler entradas de usuário a partir de um formulário


Para processar um formulário, adicionamos o código capaz de ler os valores que foram submetidos nos campos e processamos as informações;

Esse procedimento mostra como ler os campos e mostrar as informações digitadas na página.

1 - No topo do arquivo Formulario.cshmt que criamos no post anterior (Criando um formulário básico em HTML), adicione o seguinte código:

Essa página funciona da seguinte forma: quando o usuario faz a solicitação da página pela primeira vez, é exibido apenas o formulário em branco. O usuário preenche o formulário e clica em "Gravar".

A página executa um post enviando os dados do usuário ao servidor. A requisição feita vai para a mesma página, pois a propriedade action do elemento form foi deixada em branco.

Para fins explicativos, quando a página é submetida, os dados são exibidos acima do formulário.

No código da página, primeiro é utilizado o método IsPost para determinar se a página está sendo publicada - isto é, se um usuário clicar no botão "Gravar". Se o comando for um post, retorna true. Essa é uma maneira padrão em ASP.NET para determinar se estamos trabalhando com um pedido inicial (uma requisição GET) ou um postback (um pedido POST). Para saber mais, visite o post Métodos GET e POST (e a propriedade IsPost).

Em seguida, obtemos através do Request os valores que o usuário preencheu e os coloca em variáveis para serem utilizados depois. O objeto Request tem todos os valores apresentados na página, identificados com uma chave.

A chave é equivale ao atributo name do campo que desejamos ler. Por exemplo, para ler o campo txtNome, devemos utilizar Request["txtNome"].

Valores de formulário são armazenados no objeto Request como strings. Portanto quando temos que trabalhar como número, data ou outro tipo, devemos convertê-lo primeiro. Para saber mais sobre conversão de valores, visite o post Variáveis.

2 - Execute a página no navegador, preencha os campos e clique em "Gravar". A página irá exibir os valores digitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!