10 de jan. de 2012

[Parte 6] Capítulo 2: Variáveis


Variável é o nome do objeto que utilizamos para armazenar dados. Podemos dar o nome que quisermos às variáveis, desde que comece com uma letra, não possua espaços ou caracteres reservados.

Variáveis e tipos de dados
Uma variável pode possuir um tipo de dado específico, que indica o tipo de dado que pode ser armazenado na variável. Podemos ter variáveis do tipo String, que armazenam sequencias de caracteres (como "olá mundo"), variáveis do tipo Inteiro, que armazenam números inteiros (como 1, 2, 3, 999), variáveis do tipo Data, que armazenam datas em diferentes formatos. Existem vários tipos de dados que podemos utilizar para variáveis.

Geralmente não precisamos especificar o tipo de uma variável. Na maioria das vezes, o ASP.NET pode descobrir o tipo com base em como os dados da variável estão sendo utilizados. Entretanto, existem casos onde o tipo da variável DEVE ser declarado.

Declaramos uma variável utilizando var nomeDaVariavel (se não desejamos especificar o tipo) ou utilizando o nome do tipo da variável:

Convertendo e testando tipos de dados
Embora o ASP.NET possa determinar automaticamente o tipo de dados, as vezes não funciona. Portanto, pode ser preciso realizar uma conversão explícita de dados. Os casos mais comuns encontrados, são onde temos que converter strings em números (como no exemplo que vimos AQUI):

Como regra, a entrada do usuário é sempre uma string. Dessa forma, para realizar operações aritméticas entre duas variáveis que armazenam entradas de usuário, deve-se converter os dados para numero, caso contrário, será exibido um erro, pois o ASP.NET não consegue operar aritmeticamente com duas strings.

A seguir, uma tabela com os principais métodos de conversão de tipos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!