8 de jan. de 2012

[Parte 5] Capítulo 2: Sintaxe básica

Nos posts anteriores, vimos um exemplo básico de como criar uma página web ASP.NET e como adicionar o código de servidor na marcação HTML.

Para quem já tem experiência com programação (especialmente com C, C++, C#, Visual Basic ou Javascript), muito do que será apresentado nesse post será familiar.

Combinando texto, marcação HTML e código em blocos de código
Em blocos de código, muitas vezes desejamos inserir uma saída de texto ou uma marcação. Se um bloco de código contém um texto que deve ser exibido, ao invés de ser processado como código, o ASP.NET deve ser capaz de distinguir entre texto e código. Existem várias maneiras de se fazer isso.

- Insira o texto em um elemento de marcação HTML como <p></p> ou <em></em>:

Elementos HTML podem incluir texto, outros elementos HTML e expressões de código. Quando o ASP.NET encontra uma tag HTML aberta, ele processa tudo, incluindo o elemento e seu conteúdo, além de resolver as expressões de código.

- Use "@:" ou o elemento <text>. O "@:" produz a saída de uma única linha contendo texto ou tags HTM ímpares; o elemento <text> insere múltiplas linhas de texto na saída. Estas opções são úteis quando não desejamos tornar um elemento HTML como parte da saída.

Se você deseja a saída de múltiplas linhas de texto ou tags HTML ímpares, pode preceder cada linha com "@:", ou pode inserir as linhas em um elemento <text>. Como o operador "@:", as tags <text> são utilizadas pelo ASP.NET para identificar conteúdo de texto e nunca são processados na saída da página.

Observação: Quando produzimos saída de texto, como mostrado acima - utilizando elemento HTML <text> ou o operador "@:", o ASP.NET não codifica o HTML como saída. Em posts anteriores, podemos observar que o ASP.NET codifica a saída de expressões de código e blocos de códigos que são precedidos por @, exceto em casos específicos, como listamos nessa seção.

Comentários em código e marcação
Comentários permitem que sejam deixadas notas para você mesmo ou para outras pessoas. Eles tambem servem para "desativar" uma seção de código ou marcação que não desejamos que seja executada, mas que deva permanecer na página para depois.

A sintaxe de comentários em Razor é diferente para código e HTML. Assim como o código Razor, os comentários serão processados (e depois removidos) no servidor antes das páginas serem enviadas ao browser. Portanto, a sintaxe de comentários Razor permite que você insira o comentário que só vai ser visto quando o arquivo for editado, mas os usuários não verão, nem mesmo no código-fonte da página.

Segue abaixo algumas formas de se inserir comentários:

Para a marcação, podemos utilizar o comentário HTML. Ao contrário dos comentários da sintaxe Razor, os comentários do HTML serão processados e o usuário poderá visualizá-los através do código-fonte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!