14 de jan. de 2012

[Parte 10] Capítulo 2: Objetos e Coleções


Praticamente tudo em um site ASP.NET é um objeto, incluindo a página em si. Existem alguns objetos importantes que trabalharemos frequentemente em nosso código.

Objetos de página
O objeto mais básico em ASP.NET é a própria página. pode-se acessar as propriedades do objeto página de forma direta. O código a seguir obtem o caminho do arquivo da página, utilizando o Request:

Para deixar claro que estamos referenciando propriedades e métodos do objeto da página atual, pode-se utilizar opicionalmente a palavra-chave this.

Podemos utilizar as propriedades do objeto página para obter várias informações, como por exemplo:
- Request: Como já foi visto, o Request é uma coleção de informações ssobre a solicitação atual, incluindo o tipo de navegador que fez a solicitação, a URL da página, a identidade do usuário, etc.
- Response: Esta é uma coleção de informações sobre a resposta (página) que será enviada para o navegador quando o código do servidor terminar a execução. Pode-se usar essa propriedade para gravar as informações para a resposta.

Coleções de objetos (Arrays e Dicionários)
Uma coleção é um grupo de objetos do mesmo tipo. Muitas vezes é necessário trabalhar com dados em coleções. Dois tipos de coleções comuns são o array e o dicionário.

Um array é util quando desejamos armazenar uma coleção de itens semelhantes sem criar uma variável separada para cada um deles:

Com arrays, declaramos um tipo de dados específico, como string, int ou DateTime. Para indicar que a variável é um array, adicionamos colchetes após a declaração de seu tipo (string[], int[], DateTime[]). Podemos acessar itens em uma matriz utilizando sua posição (index) ou utilizando a instrução foreach.

Em C#, os índices dos arrays sempre começam em zero.

É possível determinar quantos itens um array possui utilizando sua propriedade Length. Para obter a posição de um item específico no array (pesquisar item), utilizamos o método Array.IndexOf. É possível também inverter o conteúdo de um array com o método Array.Reverse ou classificar o conteúdo com o método Array.Sort.

Os códigos acima serão exibidos no navegador da seguinte forma:

Um dicionário é uma coleção de pares de palavras e valores, onde fornecemos a chave (ou nome) para definir ou recuperar o valor correspondente:

Para criar um dicionário utilizamos a palavra-chave new para indicar que estamos criando um novo objeto do tipo dicionário. Podemos declarar um dicionário para uma variável utilizando a palavra var. Para indicar os tipos de dados dos ítens do dicionário, utilizamos os caracteres < >. No final da declaração devemos inserir um par de parênteses pois esse é o método que cria o novo dicionário.

Para adiconar itens ao dicionário, a variável do dicionário deve chamar o método Add e especificar a chave e o valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!