16 de jan. de 2012

[Parte 11] Capítulo 2: Chamada de métodos com parâmetros


Como já vimos anteriormente, os objetos que trabalhamos podem ter métodos. Muitos métodos podem ter um ou mais parâmetros. Um parâmetro é um valor passado para o método que permite ao mesmo executar a sua tarefa.

A sintaxe Razor possui duas possibilidades para a passagem de parâmetros para um método:
- Parâmetros posicionais
- Parâmetros nomeados

Para chamar um método com parâmetros posicionais, devemos passar os parâmetros exatamente na mesma ordem que foi especificada na declaração do método. Essa ordem pode ser descoberta através da documentação do método. Além de seguir a ordem, nenhum parâmetro pode ser omitido. Caso não exista o parâmetro no contexto trabalhado, ele deve ser substituído por algum valor nulo ou uma string vazia (" ").

O exemplo a seguir supõe que tenhamos uma pasta chamada scripts no nosso site. O código chama o método Request.MapPath e passa o valor de tres parametros, na ordem correta, depois exibe o diretório mapeado.

Quando um método possui muitos parâmetros, podemos manter o código mais legível utilizando parâmetros nomeados. Para chamar um método utilizando parâmetros nomeados, onde é especificado o nome do parâmetro seguido por dois pontos e o valor. A vantagem dos parâmetros nomeados é que podem ser passados em qualquer ordem. Uma desvantagem é que a chamada do método não fica compacta. O exemplo a seguir mostra a mesma chamada de método do exemplo anterior, porém utilizando parâmetros nomeados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!