12 de fev. de 2012

[Parte 5] Capítulo 4: Restaurando valores de formulários após postbacks


Quando testamos a página do post anterior (Como validar entradas de usuário em um formulário), podemos notar que caso haja algum erro de validação, tudo todas as informações fornecidas (não somente os dados inválidos) são perdidas. Sempre que um erro é encontrado, é necessário inserir todas as informações novamente.

Quando enviamos uma página, processamos e então renderizamos novamente, a página é recriada a partir do zero. Como podemos perceber, todos os valores que foram inseridos anteriormente são perdidos.

Podemos corrigir isso facilmente. Possuimos acesso aos valores que foram enviados através do objeto Request, logo, podemos preencher novamente os campos do formulário.

1 - No arquivo Formulario.cshtml, APENAS as marcações html pelas marcações abaixo (o código acima das marcações não sofrerá alterações):

O atributo value dos elementos <input> foi definido para ler dinamicamente o conteudo do objeto Request. Da primeira vez que a página for executada os campos virão vazios, pois o formulário está em branco.

2 - Execute a página e verifique as alterações:


Um comentário:

  1. Bom dia Luiza

    É possível implementar esse mesmo conceito de restauração de informações com a tag Select restaurando os options e seus valores:

    exemplo

    <select name="quantidade">
    <option>1</option>
    <option>2</option>
    </select>

    Abraço

    ResponderExcluir

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!