2 de fev. de 2012

[Parte 7] Capítulo 3: Criando e utilizando um Helper


Uma outra opção para criar uma aparência consistente em seu site é criar um helper personalizado. Como vimos no post Instalando helpers com package manager. Um helper é um componente que permite realizar uma tarefa utilizando uma única linha de código.

O ASP.NET inclui muitos helpers e utilizaremos muitos deles. O helper pode auxiliar na criação de uma aparência consistente permitindo que utilizemos um bloco comum de código em várias páginas do site.

Suponhamos que será necessário criar um item de nota que ficará separado dos parágrafos, o qual será criado utilizando um elemento <div> e seu estilo será definido como um box com uma borda.

Para não adicionar a mesma marcação em todas as páginas, podemos criar um helper e ele irá inserir a nota com apenas uma linha de código, onde for necessário. A utilização desse recurso fará com que o código das páginas seja simples e mais fácil de ler.

Outro ganho com a criação de helpers é a facilidade para dar manutenção no site, uma vez que se for necessário alterar a aparência das notas, será possível alterar em apenas um local.

Esse procedimento exemplifica como criar um helper responsável por criar notas, como foi descrito acima. Este é um exemplo simples, mas um helper personalizado pode ter incluso qualquer marcação e código ASP.NET.

1 - No diretório principal, crie uma pasta chamada "App_Code", caso ela ainda não exista.
2 - Na pasta App_code, crie um novo arquivo chamado MeuHelper.cshtml
3 - Substitua o código gerado pelo código abaixo:

Esse código utiliza a sintaxe @helper para declarar um novo helper chamado InserirNota. Esse helper específico permite passar um parâmetro chamado content que pode conter a combinação de texto e marcação. O helper insere uma string no corpo da nota utilizando a variável @conteudo.

4 - Salve e feche o arquivo.

O próximo procedimento mostra como utilizar um helper personalizado para inserir uma nota em uma página web.

1 - No diretório principal, crie um arquivo chamado TesteHelper.cshtml
2 - Adicione o seguinte código no arquivo:

Para chamar o helper que acabou de ser criado, utilize @ seguido pelo nome do arquivo onde o helper está, seguido por um ponto e em seguida o nome do helper. O texto entre aspas passado entre parênteses será o texto exibido na nota.

3 - Salve as alterações e execute a página. O helper irá inserir a nota no exato local onde foi chamado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!