1 de fev. de 2012

[Parte 6] Capítulo 3: Passando dados para páginas de layout com PageData


Algumas vezes, podemos ter dados definidos na página de conteúdo que serão necessários na página de layout. Para isso, devemos passar os dados de uma página para outra.

Podemos por exemplo, querer exibir o status de login de um usuário, ou podemos tambem querer mostrar ou ocultar áreas de conteúdo com base na entrada de um usuário.

Para passar dados de uma página de conteúdo para uma página de layout, os valores podem ser colocados na propriedade PageData de uma página de conteúdo.

A propriedade PageData é uma coleção de pares de nome/valor que contém os dados que serão passados através das páginas. Na página de layout os valores podem ser lidos fora da propriedade PageData.

Este diagrama mostra como o ASP.NET pode utilizar a propriedade PageData para passar valores de uma página de conteúdo para uma de layout. Quando o ASP.NET começa a criar a página, é criada também a coleção PageData.

Valores da coleção PageData também podem ser acessados por outras seções da página de conteúdo ou por outros blocos de conteúdo.

O procedimento a seguir mostra como é feita a passagem de dados. QUando a página é executada, exibe um botão que permite ao usuário ocultar ou exibir uma lista que é definida na página de layout. Quando os usuários clicam no botão, ele define o valor true/false na propriedade PageData. O layout da página lê o valor, e se for falso, oculta a lista. O valor também é utilizado na página de conteúdo para determinar se deve exibir o botão "Ocultar lista" ou "Exibir lista".

1 - No diretório principal, crie um arquivo chamado Content3.cshtml e substitua seu conteúdo pelo conteúdo abaixo:

Esse código armazena doias coisas na propriedade PageData: o título da página web e verdadeiro/falso para especificar se deseja exibir uma lista. Pode-se observar que o ASP.NET permite que seja colocada uma marcação HTML para a página utilizar o bloco ou não. Por exemplo, o if/else no corpo da página determina se será exibido o formulário, dependendo se PageData["MostrarLista"] for definido como verdadeiro.

2 - Na pasta shared, crie um arquivo chamado _layout3.cshtml e substitua seu conteúdo pelo conteúdo abaixo:

O layout da página inclui a expressão no elemento <title> que pega o valor na propriedade PageData. Também é utilizado o valor de MostrarLista em PageData para determinar quando exibir o conteúdo do bloco de lista.

3 - Ainda na pasta shared, crie um arquivo chamado _List.cshtml e substitua o seu conteúdo pelo conteúdo a seguir:

4 - Execute o arquivo Content3.cshtml no navegador. A página exibirá a lista visível na parte esquerda da página e o botão de ocultar no fundo da página.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!