18 de jun. de 2012

[Parte 4] Capítulo 7: Como criar gráficos a partir de dados contidos em um array


Como apresentado no post (Objetos e Coleções), um array permite que seja armazenada uma coleção de itens semelhante sem uma única variável. Podemos utilizar arrays que contenham dados a serem exibidos no gráfico que será criado.

Este procedimento mostra como criar um gráfico a partir de dados de um array, utilizando o tipo de gráfico padrão. Também será mostrado como exibir o gráfico na página Web.

1 - Crie um arquivo chamado GraficoArrayBasico.cshtml
2 - Substitua a marcação pelo código a seguir:


Inicialmente o código cria um novo gráfico e configura sua largura e altura. É possível especificar o título do gráfico utilizando o método AddTitle. Para adicionar dados, é utilizado o método AddSeries.

Nesse exemplo, foram utilizados os parâmentros xValue e yValues do método AddSeries. O parâmetro name é exibido na legenda do gráfico.

o Parâmetro xValue contém um array de dados que são exibidos no eixo horinzontal do gráfico. O parâmetro yValues contém um array de dados utilizados para marcar os pontos verticais no gráfico.

O método Write renderiza efetivamente o gráfico. Nesse caso, como não foi especificado o tipo de gráfico, é utilizado como padrão o gráfico de colunas.

3 - Execute a página no navegador. O gráfico deve ser exibido da seguinte forma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!