27 de jun. de 2012

Declarações "using" e nomes completamente qualificados (fully qualified names)


As vezes é necessário trabalhar com um componente (ou classe) que está disponível na biblioteca .NET Framework, mas que não está totalmente disponível para páginas utilizando Razor.

É possível fazer isso de duas maneiras:

- Fully qualified name

A primeira maneira é utilizar um nome totalmente qualificado para o componente. Esse nome não será apenas o nome da classe, mas também o namespace que contém a referida classe.

O namespace é uma coleção - como se fosse uma biblioteca - que contém classes relacionadas, tornando prática a tarefa de organizar milhares de classes no .NET Framework.

Ao fornecer um nome totalmente qualificado, é possível certificar-se que o ASP.NET poderá encontrar a classe que será utilizada quando a página for executada.

Por exemplo, a classe DataSet está no namespace System.Data. Esse namespace não está disponível automaticamente para páginas Razor ASP.NET. Portanto, para trabalhar com a classe DataSet utilizando seu fully qualified name, podemos utilizar o seguinte código:

var dataSet = new System.Data.DataSet();

- Using

Caso seja necessário utilizar a classe DataSet várias vezes no mesmo documento (ou quaisquer outras classes do namespace System.Data), essa pode não ser a melhor forma de declarar. Como alternativa, portanto, é possível importar um namespace.

Para fazer isso, é possível utilizar a instrução using. Dessa forma, não é necessário utilizar nomes totalmente qualificados para classes desse namespace:

@using System.Data; 
@{ 
     var dataSet = new DataSet(); 
     // etc. 
}

Observe que sempre que o namespace for importado, o ASP.NET saberá onde pesquisar para encontrar a classe que está sendo referenciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!