25 de fev. de 2012

SQL - Structured Query Language


SQL é uma linguagem que é utilizada na maioria dos bancos de dados relacionais para gerenciar dados. A linguagem inclui comandos que permitem recuperar dados e atualizá-los, bem como criar, modificar e gerenciar tabelas.

SQL é diferente de uma linguagem de programação (como o C# utilizado nos projetos criados até agora) porque com o SQL dizemos ao banco o que precisamos e o próprio banco descobre como obter os dados e executar a tarefa.

Abaixo temos alguns exemplos de comandos SQL e o que eles fazem:

SELECT Id, Nome, Preco FROM Produto WHERE Preco > 10.00 ORDER BY Nome

Esse comando busca os registros de Id, Nome e Preço onde os valores da coluna de preço forem maiores que 10.00. Além disso, retorna os resultados em ordem alfabética com baseado na coluna nome. Esse comando irá retornar um conjunto de resultados que contém os registros que atendem aos critérios, ou um conjunto vazio se não houver registros correspondentes.

INSERT INTO Produto (Nome, Descricao, Preco) VALUES ("Biscoito de povilho", "Delícia mineira", 1,99)

O comando acima irá inserir um novo registro na tabela de produtos, atribuindo os respectivos valores para Nome, Descrição e Preço, na ordem em que forem inseridos.

DELETE FROM Produto WHERE DataValidade < "02/02/2012"

O terceiro comando apaga os registros na tabela de Produtos cuja data de validade for anterior à data apresentada (assumindo que a tabela possua essa coluna, claro).

Os comandos INSERT INTO e DELETE não retornam conjuntos de resultados. Ao invés disso, retornam um número que indica quantos registros foram afetados pelo comando executado.

Para algumas dessas operações (como inserção e exclusão de registros), o processo que está solicitando a operação tem que ter permissões apropriadas no banco de dados. Baseado nesse princípio, muitas vezes para serem realizadas as operações INSERT INTO e DELETE, é necessário fornecer um nome de usuário e senha para se conectar ao banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!