21 de fev. de 2012

[Parte 3] Capítulo 5: Como criar e configurar um banco de dados


Este procedimento mostra como criar um banco de dados chamado Padaria, utilizando a ferramenta SQL Server Compact Database, inclusa no WebMatrix. Os bancos de dados podem ser criados utilizando códigos, porém, é muito frequente a criação de bancos de dados utilizando ferramentas auxiliares como o WebMatrix.

1 - Inicie o WebMatrix e na página de boas-vindas, clique em "Site from template"
2 - Selecione "Empty site" e no campo "Site name" digite Padaria e clique em OK. O site será criado e disponibilizado no WebMatrix.
3 - No painel da esquerda, clique em Databases .
4 - Na guia superior, clique em "New database". Um banco de dados é criado com o mesmo nome que foi dado ao site.
5 - Após criar o banco de dados, no menu esquerdo expanda "Padaria.sdf" e clique em "Tables".
6 - Na guia superior, clique na opção "New Table". O WebMatrix abrirá o modo designer de tabelas.


7 - No espaço reservado como "Column Properties", há o campo (Name). Defina o valor desse campo como "ID". Ainda na coluna "ID", defina os campos "Is identity?" e "Is primary key?" como TRUE. O campo "Is primary key?" define se a coluna será ou não a coluna identificadora da tabela. Já o campo "Is identity?" faz com que sejam criados números de identificação sequenciais, começando a partir do número 1, para cada linha que será inserida.
8 - Na guia superior, clique em "New column". Em "Column Properties", defina o atributo (Name) como "Nome". Configure "Allow nulls" como false. O atributo false não permitirá que o campo fique em branco.
9 - Defina o "Data type" como "nvarchar". Esse tipo de dado indica que os dados serão strings cujo comprimento poderá variar de um registro para outro.
10 - Repetindo os procedimentos acima, crie uma coluna chamada "Descrição" e configure "Allow nulls" como false e "Data type" como "nvarchar".
11 - Crie também uma coluna chamada "Preço". Configure "Allow nulls" como false e "Data type" como "money".
12 - Aperte CTRL+S (ou salve a tabela clicando no icone) com o nome de "Produto".
13 - Pronto! O banco criado deve terminar com a seguinte aparência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!