27 de jan. de 2012

[Parte 4] Capítulo 3: Projetando páginas de layout com múltiplas seções de conteúdo


Uma página de conteúdo pode ter várias seções. Na página de conteúdo, damos a cada seção um nome exclusivo. Uma seção default é sempre deixada sem nome. Na página de layout, é adicionado um método RenderBody para especificar onde a seção (default) deve aparecer. Em seguida, os métodos RenderSection são inseridos para separar as seções nomeadas individualmente.

O diagrama a seguit mostra como o ASP.NET trata de conteúdo que é dividido em várias seções. Cada seção chamada está contida em um bloco de seção na página de conteúdo (no exemplo são chamados de cabeçalho e lista). A seção de conteúdo é inserida na página no ponto onde p método RenderSection é chamado.

O procedimento abaixo mostra como criar uma página com múltiplas seções de conteúdo e como utilizar uma página de layout que suporta seções de conteúdo.

1 - Na pasta shared, crie um arquivo chamado _Layout2.cshtml
2 - substitua o conteúdo do arquivo criado pelo conteúdo a seguir:

3 - No diretório principal, crie um arquivo chamado Content2.cshtml e substitua o conteúdo da página pelo conteúdo a seguir:

4 - Execute a página no navegador e teremos o resultado abaixo. Há um bloco de conteúdo no topo da página, uma lista de ítens à esquerda e um bloco de conteúdo a direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!