6 de jan. de 2012

[Parte 3] Capítulo 2: Introdução a programação web em páginas ASP.NET utilizando Razor Syntax

Dica 6: O código é case sensitive
A linguagem C# é uma linguagem case sensitive. As linguagens case sensitive diferenciam maiúsculas e minúsculas em keywords e nomes de variáveis.

O trecho de código abaixo ilustra a criação de 3 variáveis diferentes com o mesmo nome, mas diferenciando-se pelo emprego de maiúsculas e minúsculas em suas declarações:

Dica 7: A maior parte da sua codificação envolve objetos
Um objeto representa algo possível de ser utilizado na programação - uma página, um arquivo, uma imagem, uma requisição web, um e-mail, um banco de dados, etc. Objetos tem propriedades que descrevem suas características: um text box possui propriedades de texto, um e-mail possui propriedades de um formulário. Um objeto também possui métodos, que são as ações que podem realizar.

Frequentemente vamos trabalhar com objetos "Request", que nos dão informações tais como valores de campos da página, o tipo de browser que fez a requisição, a URL da página, a identidade do usuário, etc.

O exemplo a seguir demonstrará como acessar propriedades do objeto "Request" e como chamar o método "MapPath" do mesmo objeto, que nos dará o caminho absoluto da página no servidor.

O código acima resultará na página com as seguintes informações:

Dica 8: O código pode ser escrito para tomar decisões
Uma das características fundamentais da páginas Web dinâmicas é poder tomar uma decisão baseado em condições. A forma mais comum de se fazer isso, é utilizando a instrução "if" (a instrução complementar "else" é opcional)

Podemos verificar a utilização da tomada de decisão no seguinte código:

A página ao ser executada, sem acionar o botão, é apresentada da seguinte forma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua crítica, sugestão ou comentário será muito bem vindo!